sexta-feira, 25 de março de 2011


Nos meninos, as transformações começam por volta dos 10 aos 12 anos e são muito mais demoradas que nas meninas. Os primeiros sinais dessa transformação são o aumento no tamanho dos órgãos genitais, o nascimento da barba e o aparecimento de pelos na região pubiana, nas pernas, nos braços e no peito.

Esse crescimento dos pêlos depende da genética e varia muito para cada adolescente. Além disso, essas mudanças são acompanhadas de modificação da voz, que fica mais grave. O esqueleto se “estica”, os músculos se enrijecem, o tronco e os ombros ficam mais largos e a pele se torna muito mais gordurosa, o que favorece o aparecimento de espinhas. É nessa época que os meninos já podem ter sua primeira ejaculação, ereção.

Resumindo, as principais características das mudanças da puberdade nos meninos são:

§ Surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito;

§ Aumento dos testículos e do pênis;

§ Crescimento da barba;

§ Voz grossa;

§ Ombros mais largos;

§ Aumento da massa muscular;

§ Início da produção de espermatozóides;

§ Aumento do peso e da estatura.

0 comentários:

Postar um comentário