sexta-feira, 18 de março de 2011

Puberdade¹


É na puberdade que o corpo desenvolve-se física e mentalmente, e tornasse capaz de gerar filhos. Ela não pode ser confundida com a própria adolescência,pois é só uma fase dela.

O início dessa fase é variável, tento vários fatores envolvidos como a genética, a etnia, influência do meio social, dentre outros fatores biológicos e culturais.

Geralmente, a puberdade é mais cedo entre as meninas do que entre os meninos e esse processo pode ser observado nos diferentes fatores do organismo, uns mais evidentes que outros. Nesse período, certo hormônio (o hipotálamo) manda outro hormônio (a hipófise) o aumento de gonadotrópicas que são liberados enquanto dormimos que, ao serem liberados, realizam a produção dos hormônios sexuais, mas é claro que os hormônios masculinos e os femininos são hormônios bastante diferentes, só que não são totalmente exclusivos.
Os hormônios masculinos são a testosterona (entre outros), fabricados pelos testículos, e os femininos são o estrógeno feito pelo ovário, mas a quantidade varia.

Essas características biológicas são universais e ocorre de forma semelhante em todos os humanos.

Só que a puberdade não só mexe com o biológico, mas também com o emocional, com o comportamento e principalmente com o desejo sexual (e por isso muitos adolescentes iniciam suas relações sexuais nesta fase “adolescêntica”...).

0 comentários:

Postar um comentário